Mamulengo Fuzuê é brincadeira aprendida com as tradições, é palhaço na rua, é boneco na tolda, é teatro popular que celebra a arte para despertar a transformação. O parto do grupo aconteceu no Ponto de Cultura Invenção Brasileira, em Taguatinga (DF). Era ano de 2007, quando o brincante Thiago Francisco criou o Fuzuê ao ser iniciado pelos bonequeiros Chico Simões (Mamulengo Presepada) e Walter Cedro (Mamulengo Sem Fronteiras).
Desde sua origem, o cortejo dessa família segue Brasil adentro e mundo afora, com 10 anos firmados na memória e identidade, na celebração da vida e na convivência com mestres e mestras de várias regiões do Brasil. Um grupo jovem, representante da nova geração do Mamulengo, que nutre a magia do teatro, dos folguedos e dos brincantes populares.
Na estrada, o Fuzuê circula por feiras, ruas, praças, escolas, projetos e grandes festivais, como: Fringe 2016 (PR), Projeto Conexão Cultural Tigre 2010/2012 (BA, AL, PE, MG e SP), 7ª Mostra de Teatro de Bonecos de Mariana (MG), 5º Encontro de Mamulengo em São Paulo (SP), II Bienal Brasil do Livro e da Leitura (DF), 11ª Festival América do Sul (MS), Encontro de Culturas Tradicionais e Populares de Serra Talhada 2015 (PE), Caravana Mamulengos do Cerrado Rumo à Caatinga (PE, PB, RN e CE), entre outros.
Em 2017, foi contemplado com o prêmio de ‘Melhor Espetáculo de Rua’, no Festival de Cultura Popular de Ilhéus (2017). Em 2012, recebeu premiação do ‘Mais Cultura: Microprojetos Rio São Francisco’ e do ‘Prêmio Funarte de Teatro na Rua’.